No crescimento interno, o desafio é recriar as condições essenciais para a boa germinação ou estacas da planta. Além da técnica, há também equipamentos, estufas, toalhas de aquecimento , substratos para estacas, fertilizantes para estacas ... Existem 2 técnicas para cultivar plantas :
Em segundo lugar, o que é germinação?
A fase de germinação de uma planta começa na saída da primeira raiz e termina durante a formação do segundo estágio da folha da sementeira. A planta entra então na fase vegetativa .
Os diferentes métodos de germinação de uma semente não são muito complexos e exigem pouca atenção, dado o resultado às vezes deslumbrante. O simples fato de colocar a semente durante 24 a 48 horas na bandeja de vegetais do frigorífico permite simular um ambiente de inverno (também é uma excelente maneira de manter as sementes a uma temperatura estável em uma caixa de filme fotos, por exemplo).
Então, para germinação, é necessário recriar condições de primavera, úmido e quente (cerca de 70% de higrometria e 27 ° C). A evolução da primeira raiz será ainda mais intensa se simular as estações.
* SABER: O pH ideal da água para germinação é de 5.8 - técnica de vidro de semente germinada.
Pegue um prato e coloque uma camada dupla de papel absorvente (o algodão é muito fibroso) umedecido com água a pH 5,8. Coloque a semente e cubra-a com outra camada dupla de papel, re-humedeça. Cubra com um prato.
Coloque a semente em um copo de água a pH 5,8 e remova-a imediatamente enquanto flui, para evitar a podridão das sementes após a abertura. Você deve ver a primeira raiz da planta do broto.
- No solo, coloque a semente em uma pequena garrafa de plástico (7 x 7 cm ou menos) a cerca de 1/2 centímetro da superfície, polvilhe com solo, empilhe sem esmagamento e pulverize manhã e noite até Duas primeiras folhas (os cotilédones). Em seguida, aguarde o mais rápido possível, somente após as folhas parecerem evitar a asfixia ou o movimento da semente na parte inferior da panela.
- Em lã de rocha, descontaminar o bloco em água a pH 5,5 durante 24 horas, então coloque a semente no bloco. Pulverize o cubo de manhã e à noite com água pH 5,8 para humedecer (sem molhar) até as primeiras folhas aparecerem. Uma vez que o bloco é preenchido com raízes, repotar a planta imediatamente (as raízes sendo fotossensíveis) no substrato selecionado, sem remover a lã de rocha.
Em qualquer caso, a maneira ideal de germinação é ter uma estufa ou outro sistema (reutilizável no contexto do corte) para garantir uma óptima higrometria e temperatura para suas mudas. É por isso que a aeração de estufa deve ser fechada durante os primeiros dias de germinação e, gradualmente, abriu os dias seguintes, com plantio muito sensível a mudanças climáticas súbitas.
Você também pode estimular as primeiras raízes (fase de germinação) com estimuladores de raiz . Uma vez que sua planta está crescendo, você pode adicionar fertilizantes de crescimento.
Atenção! Não se esqueça de fazer orifícios de drenagem de água na parte inferior da panela para que a água escorra. Isso evitará que as moscas apodram ou apodem suas raízes.
Primeiro, o que é estacas?
O princípio das estacas é criar, a partir do caule de uma planta, outra planta do mesmo código genético, com as mesmas características (estrutura, produção e sabor) como planta inicial, chamada planta-mãe. Em outras palavras, a propagação é uma propagação vegetativa de certas plantas, que consiste em dar origem a um novo indivíduo (filho individual da planta mãe) de um órgão ou de um fragmento de órgão isolado (peça ramo, folha, raiz, caule, escala de bulbo). Esta técnica é uma forma de clonagem: o corte é geneticamente idêntico à planta-mãe. Os cortes são realizados por desdiferenciação celular ao nível do meristema.
Como você começa seu primeiro corte?
Como jardineiro indoor, esta técnica permitirá que você não tenha surpresas desagradáveis, pois suas próximas estacas virão de sua planta favorita. As estacas ou clonagem de uma planta exige atenção e alguns acessórios essenciais para um primeiro corte de sucesso ( estufa , faca esterilizada ou cortador, aeroponics bouturette , hormonas para cortes ...).
ilustrações | Passos de corte |
---|---|
![]() | Fácil remoção com um bisturi1. Prepare um copo de água com pH 5,5. Localize as estacas da planta: ramos rectos de 8 a 12 cm de comprimento, cuja haste não é muito fina nem muito larga, para que possa ficar em pé. Isso permitirá que ele não gaste muita energia para manter sua estrutura externa viva. Usando um bisturi ou um cortador esterilizado, corte o caule escolhido (de preferência abaixo de um nó). |
![]() | 2. Imediatamente coloque no copo de água, para evitar o risco de infiltração de uma bolha de ar no corte que seria fatal (embolia). |
![]() | 3. Uma vez que as estacas foram removidas, separadas de todas as folhas do caule, exceto as da parte superior (2/3 folhas) que devem ser cortadas ao meio (de modo que o corte possa suar, suar o mínimo possível). Deixe as hastes para ficar no escuro por 6 a 12 horas (passo a não ser feito no contexto do corte na aeroportos). Ativar com hormônio de estacas Para aumentar suas chances de sucesso em suas estacas, preencha um pequeno recipiente de hormonas de estacas (não diretamente na garrafa de hormonas de estacas para evitar o crescimento bacteriano de um corte para outro) e aplique os hormônios em 1 a 2 cm no fundo do caule. Deslize o caule por meio centímetro (também biselado). |
![]() | 4. Coloque as estacas no substrato selecionado (lã de rocha ou solo) e humedeça-os em uma estufa fechada (temperatura ideal 18-23 ° C). Os cortes devem receber luz 18 horas por dia. Uma lâmpada fluorescente compacta ou neon colocado 40 cm menos é o ideal. Pulverizar o capuz da estufa, substrato e estacas com água a pH 5,8 a 6 manhã e à noite. |
5. Tenha cuidado para não deixar poças na estufa para evitar o oídio. Após 5 a 6 dias, comece a abrir as aberturas da estufa: uma meia aeration por dia. Para acelerar o rooteamento, adicione um estimulador de raiz à água (sempre a pH 5,8 a 6) e depois pulverize. Uma vez que as aberturas estão totalmente abertas, abra o capô da estufa, aterre gradualmente e continue pulverizando. No dia seguinte, retire o capô permanentemente e água, se necessário (sem pulverização para evitar o efeito "lupa", sempre com a mesma solução. | |
![]() | O corte tomou se, após 3 a 4 semanas, novos rebentos pudessem ser vistos nos olhos. Uma vez que o substrato é preenchido com raízes ( vasos de barro preenchidos ou lã de rocha, permitindo que as raízes vislumbrem), transplante, transplante para o substrato de cultura (grânulos de argila, terra, lã de rocha) escolhido. Nunca deixe o botão terminal do ramo de modo que, quando a vegetação começar, é a formação da raiz que é preferida e não a do caule. Corte cada ramo logo que apareça o 3º botão. |
Recomenda-se a descontaminação dos blocos em pH 5,5 durante 24 horas antes de iniciar os primeiros estágios das estacas.
Nossos produtos para Cuttings.